quarta-feira, 12 de julho de 2017

Mitologia da Qualidade de Vida

Atualmente algumas pessoas vem se mostrando insatisfação com algumas situações do dia a dia, e uma dessas seria a referente as atividades profissionais. Muitos acabam aceitando essa situação insatisfação como parte do trabalho e não procuram buscar formas de mudanças dessa situação, até por acreditar que não há diferença nos outros lugares de trabalho.A correia do dia a dia tornou a vida mais complicada e os ambientes corporativos exigem cada vez mais de nossos recursos emocionais e sociais.



Mediante a esta situação, a necessidade de ter mais qualidade de vida é se tornou uma constante cobrança na rotina diária dos profissionais. Necessitamos de mais tempo livre, mais lazer, mais exercícios físicos, de ficar mais com a família, mais contato com a natureza etc. E durante o horário comercial não dá para ter qualidade também? A qualidade de vida se refere à vida depois do expediente? Durante o trabalho não é vida também?E dá para ser feliz no trabalho? Claro que sim. É necessário ter equilíbrio nas dez áreas primordiais da vida: intelectual, física, espiritual, emocional, financeira, profissional, lazer, relacionamento social, relacionamento íntimo e relacionamento familiar.

A importância do bem-estar nos resultados da empresa
A melhora no bem-estar no trabalho, também se demonstra em melhorar o desempenho dos negócios. Bem-estar tem relação direta com a performance do profissional, da equipe e da empresa

1.     Interações Positivas
2.     Significado
3.     Engajamento
4.     Relacionamentos Positivos


A interação interpessoal é a ferramenta de trabalho mais utilizada. Interações positivas é uma forma de criar espaços de expansão e tem a competência de fortalecer a qualidade das ligações sociais entre os membros da equipe provocando transformações nas organizações.Equipes de trabalho com interações positivas significativamente mais produtivas do que os  que não alcançam essa proporção.O que podemos fazer para aumentar as interações positivas e reduzir nossas interações negativas? No ambiente organizacional, isto significa incentivar iniciativas que colaborem com interação de uma forma mais positiva.

Esses são exemplos de práticas que auxiliam a aumentar o número de interações positivas: investir mais tempo no contato direto com as pessoas, elogiar e agradecer o que funciona, reunir a equipe para compartilhar os casos de sucesso, investir em coaching entre eles. Isso não significa que nós nunca devemos ter interações negativas. O objetivo é intencionalmente cultivar mais interações positivas para conseguiur melhores resultados.O Fato de desenvolver uma visão mais otimista no trabalho e da vida também contribui para incluir nas interações sociais uma forma mais positiva de lidar com as adversidades, conflitos e contratempos, chamando a responsabilidade para si mesmo. As pessoas que percebem seu trabalho como importante e significativo descrevem níveis mais altos de satisfação profissional. 

Um trabalho significativo é congruente com as qualidades e competências, com o que a pessoa tem de melhor, suas forças.Assim, quando nos encontramos em disposição entre os desafios e as capacidades imprescindíveis para desempenhar uma função, realizar uma tarefa ou atividade, nós nos dedicamos ao máximo e se torna mais gratificante.Algumas práticas são: elaboração do trabalho profissional, definição de objetivos, aumento do quociente de adversidade, ou seja, passar a visualizar os desafios e adversidades como oportunidades de aprendizado.Existe uma conexão direta entre engajamento dos funcionários com o desempenho das empresas. Uma forma de melhorar o engajamento é se concentrar nas forças das pessoas e empresas, o que cada um tem de melhor.É necessário mudar o foco dos problemas para o foco nas soluções. Focar o que funciona na empresa, o que cada um funcionário tem de bom, ao invés de tentar reparar o que está errado e de ficar buscando as causas dos problemas e das falhas, esta é uma boa estratégia para ter equipes engajadas.Um bom princípio é responder à seguinte pergunta: no trabalho, tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor a cada dia?É muito importante sempre conhecer melhor as capacidades individuais, da equipe e da liderança, fortalecendo a cultura de Coaching na empresa, investindo em feedbacks produtivos, esses são alguns exemplos de práticas que fortalecem o engajamento e o comprometimento dos funcionários. Ao estabelecer conexões de alta qualidade no trabalho e dividir informações e conhecimento mais livremente, aceleramos a aprendizagem e o desenvolvimento provocando uma maior produtividade da equipe e, consequentemente o fortalecimento do desempenho organizacional.Estimular o diálogo entre as pessoas, de áreas e funções diferentes, proporcionar a oportunidade de participar de projetos e grupos de trabalho, preparar eventos para relacionamentos sociais entre os funcionários, tudo isso contribui bastante para a construção de relacionamento e interações mais produtivas, que ocasionam ótimos resultados para o negócio.É muito importante destacar para a valor do feedback neste método de construção de relacionamentos positivos. Feedback é uma das ferramentas mais efetivas para mudança de comportamento. É também uma competência essencial para os líderes no desenvolvimento das equipes. Feedback quando bem feito gera aprendizado, respeito, crescimento e melhoria.

Conclusão 
O bem-estar dos funcionários estão associados com os resultados e a performance da empresa. As empresas com melhores desempenhos são aquelas que tem mais interações positivas entre as pessoas, são aquelas que tem funcionários mais engajados, são aquelas em que os funcionários apresentam o que tem de melhor e são continuamente estimulados a isso, além de serem empresas com relacionamentos bem mais positivos.Neste processo crescente do bem-estar dos funcionários há o papel da empresa, do RH, do líder e de cada funcionário. Cada um tem um papel fundamental para tornar a atividade profissional mais satisfatória e com melhores resultados.A implantação de uma cultura de Coaching e investimento em processos de Coaching contribuem para que estes resultados aconteçam mais rapidamente e com maior aprendizado durante o processo.


Benefícios para a empresa ·         Ampliação da produtividade individual e do grupo


·         Funcionários com missão e valores ligados com a empresa
·         Melhora dos resultados da empresa
·         Evolução do clima organizacional
·         Incitação à criatividade e inovação
·         Ampliação da lealdade e da satisfação de clientes
·         Aumento da retenção de funcionários
·         Aumento do sucesso em medidas de produtividade
·         Ampliação do sucesso em programas de criatividade e inovação

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